segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

No movimento pelo conhecimento

Um novo ano chegou,
anunciam os relógios e os calendários
em contagem regressiva.

É o tempo coletivo do êxtase efêmero,
da repentina tolerância,
da bondade por tanto esquecida,
da necessidade em desespero,
da carência em falta no estoque,
da falsa alegria e
do recolhimento da hipocrisia.

Não esqueçamos a enxurrada
de pedidos aos céus
e promessas na terra.

É a tal da prometida paz no asfalto e no abstrato.
É a bendita da saúde pública e fugaz.
É o escorregadio do amor duro, enquanto molhado.
É o acúmulo do material inalcançável.
É a (errante) resistência do ambiente (ecológico) no meio.

Diante desta tempestade passageira
de ilusões e esperanças,
eu abro meu peito
e levito minha alma
em busca de um simples e singelo
desejo: de conhecer...

A dor que cicatriza.
O choro que enobrece.
O sorriso que embriaga.
O carinho que entorpece.
A palavra que emburrece.
A burrice que ensina.
A distância que aproxima.
E as diferenças que igualam.

Eu quero mesmo novos mundos
dentro do nosso mundo.

Eu quero mesmo novos tempos
dentro do nosso tempo.

Eu quero mesmo novas paixões
dentro da nossa paixão...

Eu quero mesmo nenhum
dentro de todos.

Como se vivêssemos
em um eterno déjà-vu.

Ao som de: "Atrás da porta" (Chico Buarque), Elis Regina + "Dor e dor" e "Senhor Cidadão", Tom Zé + "Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro", Wander Wildner

6 comentários:

  1. você marcha, josé
    josé, para onde?

    ...

    "A palavra que emburrece.
    A burrice que ensina"


    gostei disso! entrei aqui procurando um outro blogger, mas teu texto despertou! =)

    ResponderExcluir
  2. Salve, t.buril, seja bem-vindo a esta humilde casa de um aprendiz de poeta! Fico feliz que tenha gostado, espero receber novas visitas, ok? Abraços, Luis.

    ResponderExcluir
  3. =) obrigada! vim ler outros textos. Gostei do teu jeito de juntar as palavras!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. ou melhor, gostei da sinceridade deles.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Teresa, agora descobri o verdadeiro nome de t.buril :-) Fico feliz pela sua mensagem. Se os escritos que deixo por aqui têm algum valor, realmente a sinceridade é a sua principal essência. Obrigado pela visita, abraços, Luis.

    ResponderExcluir
  6. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

    ResponderExcluir

Clicky Web Analytics